terça-feira, 28 de abril de 2009

Minha primeira vontade era...

Ser paciente é ter sabedoria! Foi isso que aprendemos, de maneira muito divertida, no encontro do domingo passado. Conversamos sobre as coisas ruins que acontecem, às vezes, e a nossa primeira vontade era de ficar irritado facilmente. A gente disse "era"! Porque agora, chegamos à conclusão que quando seguimos a sabedoria bíblica podemos mudar de uma atitude de raiva para uma atitude de paciência.

Um jeito legal de transformar nossa raiva em Paciência é fazer o Teste da Primeira Vontade (autocontrole) quando coisas ruins acontecem. Decoramos os três passos necessários para manter a calma diante de situações ruins:

1. Controle-se
2. Use a cabeça
3. Converse


Queremos mudar a maneira de reagir em situações difíceis! E quando a gente quer mudar de verdade, Deus transforma nosso comportamento e a metamorfose acontece! Nossa primeira vontade foi modificada e agora é diferente. Lembre-se: “A pessoa que se mantém calma é sabia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo”. Provérbios 14:29

Dicas para a Semana:
* Estude com sua família: Provérbios 14.29 e Romanos 12:1,2
* Converse sobre as seguintes questões:
1. O que faz com que você fique muito zangado ou louco de raiva? O que você pode fazer para ajudá-lo a controlar sua raiva?

2. Você conhece alguém que é paciente? Como é essa pessoa? Você gosta de ficar perto desta pessoa? Sim ou não e por quê?

3. Como você acha que seria ser uma pessoa paciente todo o tempo?

4. Conte sobre uma vez em que você foi paciente mesmo que isso tenha sido muito difícil.

Que bom que Deus nos dá a Bíblia para nos mostrar tudo o que precisamos saber sobre como viver do jeito que o Senhor quer que vivamos. Peça para Ele ajudar a colocar em prática o que aprendemos e provocar aqueeeeeela metamorfose!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Metamorfose: do orgulho à humildade

Domingo passado aprendemos o significado da palavra METAMORFOSE, aquela mudança que transforma completamente a lagarta em borboleta!! Conversamos sobre como a Bíblia é clara quando diz que Deus quer nos transformar em novas criaturas.

Existem pessoas que pensam apenas em si mesmas. Acham-se melhores que as outras, superiores. São orgulhosas! E Deus quer de nós uma atitude de humildade. Pessoas humildes não querem destacar o quanto são maravilhosas, porque elas sabem que tudo quanto fazem de bom é dom de Deus. Ser humilde é reconhecer que não somos nem temos nada que não seja por Bênção e Graça de Deus a nós. Ser humilde é ser grato a Deus pelos talentos que Ele mesmo nos dá!

Quando seguimos a Bíblia, podemos mudar uma atitude de orgulho por uma atitude de humildade. Esta foi a essência do primeiro passo da metamorfose na UCP Rio, e o versículo bíblico que nos ensinou isso foi “Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios que venham dos outros.” (Prov. 27:2)

Dicas para a semana:
* Leia Prov. 15:33 / Mat. 5:5 / Is. 66:2

* Decore com sua família o versículo de Romanos que é o lema do Metamorfose.

* Converse com seus pais e irmãos sobre seus dons, aquilo que eles fazem bem. Elogie sua família!

* Agradeçam juntos por esses dons e orem para que Deus realize a metamorfose COMPLETA em nossa vida.

Até domingo, no segundo passo da Metamorfose!

domingo, 19 de abril de 2009

Amanajé!

19 de abril é o Dia do Índio! Você sabia que a Igreja Presbiteriana do Brasil dedica atenção especial às tribos do nosso país? A Missão Caiuá é uma dessas frentes de trabalho, e atua há 80 anos em prol dos indígenas. As aldeias têm assistência de pastores e equipes de missionários. Além de falar do amor de Jesus (claro! O mais importante, né?), eles fornecem atendimento médico, investem em educação e cuidam do bem-estar dessa população, combatendo doenças e desnutrição infantil.

Família amada no Projeto Amanajé: Samuel (UCP Baby), Marcelle e André

A Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) possui diversos missionários que atuam em meio aos indígenas. Eles trabalham na tradução da Bíblia para as mais diversas línguas e levam as boas-novas da salvação. André, Marcelle e o pequeno Samuel são assim! Eles são membros de nossa igreja, e Deus os chamou para serem missionários. Eles obedeceram, e hoje estão no extremo Norte do País fazendo o que Deus manda e servindo aos povos indígenas no Projeto Amanajé. Você se lembra que eles estiveram com a gente em março? Pois é... se você quer saber das novidades, e manter contato com eles, envie um e-mail ( andreaureliano@terra.com.br ) e aproveite para dizer que oramos sempre por eles. Essa família querida vai ficar super feliz em receber mensagens da UCP Rio, e nos contará várias coisas legais, além de esclarecer o que significa Amanajé! Vamos comemorar esse dia 19 /4 orando pelos povos indígenas e por todos os missionários que estão lá para levar de forma especial o Amor de Deus.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pra dar um gostinho

Domingo começaremos um tema bem interessante: METAMORFOSE...

Para você já refletir em casa, com sua família, postamos aqui essa tirinha do Smilinguido. Imprima, pinte e leve na UCP para mostrar aos seus amigos. Até domingo!

domingo, 12 de abril de 2009

Ele Ressuscitou!

"Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lucas 24:6). Jesus ressuscitou! Ressuscitou!

Era um domingo de madrugada, e algumas mulheres iam visitar o tumulo de Jesus. Elas foram bem cedo ao sepulcro, levando aromas. A tumba era fechada com uma enorme pedra, que dependia de vários homens para fazê-la rolar e abrir.

Ao chegarem ao sepulcro tiveram uma grande surpresa, a tumba estava aberta e o corpo não estava mais ali. Dentro estava um moço, de roupas brancas, longas, assentado. Elas sentiram medo. Então ele disse: “Não vos assusteis; buscais a Jesus o Nazareno, que foi crucificado; Ele não está aqui, porque já ressuscitou; eis o lugar onde o puseram. Mas ide e dizei a seus discípulos, e a Pedro, que Ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como Ele vos disse” (Marcos 16:6 e 7). (Clique aqui e veja um desenho animado contando a ressurreição de Jesus.)

O sacrifício de Jesus nos salvou e nos redimiu de todos os pecados. Jesus derramou o seu sangue para livrar da morte todos os que através dEle viessem a Deus. Mas o mais importante da Páscoa, é que nela Jesus ressuscitou dos mortos. É na páscoa que recebemos nossa maior vitória como filhos de Deus! Muitos líderes religiosos morreram e seus restos mortais continuam no túmulo; mas o túmulo de Jesus está vazio. Podemos celebrar a verdadeira Páscoa, porque sabemos que Cristo não permaneceu morto, mas ressuscitou ao terceiro dia!! Hoje Ele vive ao lado do Pai, no céu. Jesus Cristo Ressurreto é a verdadeira Páscoa! Aleluia!

Que tal pintar o desenho abaixo, simbolizando o túmulo vazio, e entregar à sua família e amigos, contando a história da Páscoa?

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Páscoa Deliciosa de Verdade?

"...uma pessoa não é declarada justa por fazer o que a lei manda, mas pela fé em Jesus Cristo. (...) Estou crucificado com Cristo; portanto, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa vida que agora vivo no meu corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Eu não rejeito esta graça de Deus pois, se pudéssemos ser declarados justos diante de Deus por meio da lei, então Cristo não precisaria ter morrido." (Bíblia - Gálatas 2:16, 19-21)

Hoje é dia de lembrar do grande presente que recebemos do nosso Pai do Céu: a salvação! Em Hebraico, Páscoa quer dizer passagem. Para o povo de Israel foi a passagem da escravidão para a liberdade; para nós, Páscoa é a celebração que marca a passagem da morte para a Vida Eterna! Todos nós somos alvos do Amor incondicional, maravilhoso e irresistível de Jesus Cristo, que morreu a nossa morte, e pagou um preço alto pra nos dar vida abundante e endereço eterno. Você sabe o que aconteceu na chamada "Semana Santa", há cerca de 2009 anos atrás? Leia a história na sua Bíblia e compartilhe com sua família e amigos: capítulos 13 a 20 do evangelho de João.

Para você saber o que é uma Páscoa gostosa de verdade, muito melhor do que todos os chocolates, tem que conhecer essa história direitinho! Sua semana santa pode até ter ovos e coelhos, mas bom mesmo é reconhecer o Amor de Deus no sacrifício de Jesus e adorá-lo de todo o coração. Feliz Páscoa de Verdade!

terça-feira, 7 de abril de 2009

E o vencedor é...

Como anunciamos no domingo, o vencedor da eleição para escolha do nome do mascote da UCP é: BOB CRISTÃO!!! Um aê bem grande pro grupo do Lucas Tinoco, que deu este nome à nossa ovelha.

Abaixo está o resultado completo da apuração dos votos: 148, no total.

*BOB CRISTÃO: 65 votos
*BLOG: 22 votos
*BRANQUINHO: 08 votos
*CALVIN: 11 votos
*OVELHA CRISTÃ: 12 votos
*XARÁ: 28 votos
*NULOS: 02 votos

Queremos agradecer também a toda Igreja, que participou da eleição com muita alegria e amor.

Bob Cristão estará presente em vários momentos da nossa UCP, aguardem!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Conta as bênçãos!

Um dia recheado de programações incríveis: foi assim o nosso domingo na igreja! Enquanto os pais e responsáveis participavam do I Xá Comigo, as crianças fizeram um tour maneiríssimo pela igreja e demos início à eleição para escolha do nome do mascote da UCP. Ufa! Aconteceu tanta coisa legal que vale a pena relembrar tintim por tintim:

XÁ COMIGO! - Um encontro de velhos amigos. Sim! Foi assim que nos sentimos no I Xá Comigo entre equipe e pais. Nossos casais conselheiros e colaboradores Presb Walter & Vivi, e Presb Fernando & Fatima deram um show nos comentários e abordagens.

A turma da criatividade arrebentou na mesa de chá completíssima e até xícara de chocolate a gente recebeu como lembrança. Se seus pais foram, devem ter se divertido com a peça apresentada pelos tios e certamente amou a palavra do nosso Pastor, Rev. Guilhermino Cunha, e todos os momentos deliciosos que tivemos juntos. Que bom que Deus usa a gente pra fazer diferença, né?

TOUR PELA IGREJA – Vai dizer que você não se divertiu conhecendo cada cantinho da igreja? Como verdadeiros desbravadores, começamos nosso tour pela sala dos pastores, enquanto os pais estavam no "Xá Comigo!". Vimos fotos super antigas de pastores da nossa igreja, inclusive uma do Rev Guilhermino logo que começou seu ministério na Catedral.

Depois, fomos direto para o ponto alto do tour, literalmente. Com a ajuda do nosso amigo Rogério, que trabalha na igreja e está sempre pronto a ajudar a UCP (um Aêêêê bem grande pra ele), subimos para visitar as torres. É, aquelas que a gente consegue ver da praça mesmo! Passamos pelo Coral Canuto Regis e demos um oi para o Rev Cid e para a galera que estava ensaiando. Após subir algumas escadas, chegamos até o topo e de lá conseguimos ver a praça Tiradentes. Quem lembra o formato que a igreja tem de cima? Responda aqui nos comentários, deixe seu nome, e receba uma surpresa do blog!

Visitamos também a Secretaria da Igreja, onde são feitos os boletins, e visitamos a sala do nosso pastor. Vimos em primeira mão a nova maquete para a praça da frente e algumas fotos de viagens dele com a família. Nosso tour terminou com a visita à Sala de Som, onde conhecemos os equipamentos que produzem aquele som bonito que a gente escuta na igreja. Foi o máximo!

ELEIÇÃO - No final do tour, fomos todos juntos votar no nome do nosso mascote. Muitas crianças estavam fazendo campanha para seus nomes preferidos, mas o voto foi secreto, é claro! E o mais legal foi que a igreja toda participou: desde os pais até os avôs e irmãos. Tivemos mais de 130 votos em um só dia!

E atenção: A eleição acaba amanhã e você só pode votar aqui no blog! Participe!