segunda-feira, 29 de junho de 2009

Acampadentro: o que você achou?

Confiram como foi o Acampadentro 2009. Com a palavra, as crianças:

Casa da tia Lívia e tio Kibe
Nosso fim de semana foi muito legal! Na sexta à noite, o Arthur preparou um macarrão delicioso pra gente, enquanto assistíamos ao filme “O bicho vai pegar 2”. Fizemos a devocional e fomos dormir quase duas da manhã!

No sábado, acordamos bem cedo, tomamos café, acordamos o dorminhoco do Tio Kibe e fomos para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Lá, andamos de bicicleta e jogamos futebol. Voltamos pra casa, tomamos banho (tia Lívia disse que a gente estava bem sujinho) e fomos almoçar num restaurante perto da casa dos tios.

No final da tarde, ficamos no computador, jogamos videogame, assistimos o jogo do Vasco e jogamos “Identidade Secreta”.

À noite, fomos nos divertir no Hot Zone, um lugar com muitos brinquedos eletrônicos. Encontramos o tio Guilherme e sua namorada e a tia Sibele. Depois, fomos no Cervantes, restaurante do tio Ricardo. Voltamos pra casa, jogamos mais um pouco de videogame e dormimos. Tudo o que fizemos foi muito legal, divertido e inacreditável! Arthur Bazeth, Guilherme Santos e Lucas Tinoco

Casa da tia Bia Bacana e do Rev. Evaldo
Nosso final de semana do acampadentro foi bacanérrimo. Aqui na minha casa ficaram a Ana Sarah, a Ester e a Mariana. Quando chegamos na sexta-feira à noite, nós ligamos para o tio Ellus e a tia Vivi em Houston, Texas, e conversamos bastante com eles. Tem um vídeo sobre isso no youtube. Depois, jogamos Banco Imobiliário, comemos umas coisinhas, assistimos ao filme A Noviça Rebelde, com pipoca e brigadeiro e por fim, caímos num sono quase eterno. Agora as meninas vão escrever um pouquinho sobre as impressões de cada uma e atividades que fizemos no sábado. Quero muitos fins de semana como esse! Tia Bia Bacana

Queria contar um pouquinho do foi pra mim esse acampadentro na casa da tia Bia. Bom... pra mim foi super legal essa experiência de um final de semana fora de casa, o mas legal pra mim foi a brincadeira do copo d'água na casa da tia Cristal! Eu bebi 2, a Ana Sarah 4, a Mari e a Cristal beberam 5 , rsrsrs. Adorei o final de semana! Ester

Quero falar sobre o sábado: foi o melhor, fomos de manhã com a Cristal e a tia Bia na feira de Niterói, depois fomos almoçar na casa da Cristal (um almoço muiiiiiito gostoso que a tia Francis preparou). Depois ficamos à tarde toda jogando jogos: copo d'água, bichos, dicionário, games e etc. À noite, lanchamos no Mc'donalds, voltamos pra casa e jogamos vários jogos super legais e fomos dormir comendo brigadeiro, rsrsr! Mariana

Vou falar sobre o que achei desse final de semana, diversão pura! Gostei da tarde na casa da Cristal e das nossas brincadeiras, demos muitas risadas! Amei o final de semana! Ana Sarah

Casa da tia Verônica
Foi muito legal. Eu joguei vídeo game, fui no shopping,quase fui no cinema e fim! Bruno Freitas

Foi legal! Eu joguei muito no computador e foi muito legal! Guilherme Cabral

Casa da tia Nathalia
Fomos no shopping Tijuca, lanchamos no Mc’Donalds e também fomos no Planet Games. Foi muito divertido! Beatriz Cunha

Nós fomos para a piscina e pulamos muito, sem falar que tiramos fotos malucas! Luiza Botelho

O acampadentro foi muito legal! O passeio que eu mais gostei foi o zoológico. Beatriz Gorne

Nós também alugamos dois filmes (Kung Fu Panda e A Ilha da Imaginação). Fizemos uma corrida de carrinhos, a Bia Gorne venceu 2 vezes e por fim fomos a uma feirinha, onde compramos uma pipa, colares com as iniciais de nossos nomes e uma bola. E ainda fomos no pula-pula. Nós fizemos a devocional todas as noites. Renata

Casa do tio Dudu
Na sexta à noite, quando chegamos na casa do tio Dudu, jogamos War e Uno até tarde. No sábado de manhã, fomos na piscina e nos divertimos muito. Depois, fomos no shopping e vimos Transformers no cinema. Quando voltamos, gravamos o vídeo para o Sesquicentenário. O fim de semana foi maneiríssimo! Daniel Tinoco, Luiz Felipe e Gabriel Cunha

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O “arraiá” do povo de Deus

Hoje vamos falar sobre o melhor “arraiá” que já existiu. Na verdade, a palavra correta é arraial, que significa: povoado transitório de trabalhadores, pequena aldeia, lugarejo.

Em nosso país, as festas juninas são uma tradição com forte apelo regional e já fazem parte da nossa cultura. Aqui na UCP, temos realizado nesse período a “Festa na Roça”, uma adaptação cheia de brincadeiras, enfeites, comidinhas típicas deliciosas e até o famoso Touro Mecânico.

Mas o arraial do qual vamos falar não tem nada a ver com a Festa na Roça: é muito mais antigo e significativo. No Velho Testamento, o povo de Deus passou muito tempo vivendo num arraial, assentamento usado ao longo do êxodo. Nos livros do Pentateuco, vemos a constante presença de Deus junto ao Seu povo, conforme lemos em Êxodo 13.21-22:

"E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.
PINTE ESTE DESENHO DAS COLUNAS DE NUVEM E DE FOGO: BASTA CLICAR E IMPRIMIR!

E ainda, em Números 10.34, lemos:

"E a nuvem do Senhor ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial".

Hoje imaginamos o arraial do povo de Deus como sendo nossas igrejas, local que reúne pessoas que professam a mesma fé no único e verdadeiro Senhor. É ainda mais interessante perceber que Deus continua no meio do Seu povo, no seu arraial, e se estende para fora dele, através de Sua proteção na nossa caminhada diária. Exatamente como Ele fazia no êxodo!!

Da próxima vez que você se deparar com uma festa junina num arraial matuto, lembre do verdadeiro arraial do qual faz parte e da festa celestial que acontece toda vez que alguém se junta a esse arraial!

Adaptação do texto de Enos Moura Filho (1ª IP Guarulhos)

terça-feira, 23 de junho de 2009

ACAMPADENTRO: 40 horas no ar!

Contagem regressiva para o Acampadentro, que será neste fim de semana! Para aqueles que vão, apertem os cintos e boa viagem. Para os que não puderam, não desanimem, ainda teremos o acampamento no segundo semestre!

Mas para todos, tios e sócios, não sócios, os que vão e os que não vão:
- orem pelos tios que vão receber os amigos em casa.
- orem pelos amigos que serão hospedados.

Para os que irão, não esqueçam:
- A mala tem que ser pequena: ela vai ter que caber no carro junto com as dos outros amigos que vão com você!
- Bíblia
- Roupa de cama, pijama e travesseiro, toalha de banho.
- Itens de higiene pessoal (sabonete, escova de dente, pasta, shampoo, etc)
- Roupas para sábado (inclusive shorts, maiô ou biquini)
- Dinheiro para cinema, passeio no shopping, Mac Donalds, etc
- Jogos para mais de 2 pessoas - tipo Cancan, Uno, tabuleiro.
- Pode levar o playstation, mas lembre-se que você vai dividir com os amigos e com os tios- façam um campeonato!
- Máquina fotográfica
- Alegria, disposição e muito amor!

É proibido:
- Mau humor
- Desobediência
- Teimosia
- Cara feia
- Maus hábitos
- Indisciplina

Lembre-se: você vai se divertir muito e vai conhecer a casa de um tio/tia que você vê todos os domingos. Portanto, dê o melhor! Os tios estarão se empenhando ao máximo para você ter um fim de semana inesquecível!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Que delícia de domingo!

Nosso domingo três em um foi uma bênção! Quer ver quanta coisa boa aconteceu?

II Xá Comigo – As tias capricharam na decoração e no ambiente aconchegante para a segunda reunião com os pais e responsáveis. A D. Helida, esposa do nosso pastor Guilhermino, fez um lindo estudo para as mães presentes sobre o relacionamento familiar. Se você não pôde ir, veja sobre o que conversamos:

1) Os pais devem orar pelos filhos, que são herança do Senhor. Eles são presentes e só pela oração o processo de entrega se enche de graça, tornando-se agradável ao invés de ser penoso.

2) Família: uma família é semelhante a um barco na hora da tempestade - ele se firma em duas bases: religião e costumes.

3) Educação dos pais aos filhos se dá em todas as áreas. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro.

4) Valores: ser é mais importante do que ter. A disciplina faz parte da educação: como ela é exercida? Educar é reconhecer as qualidades dos filhos e saber que eles não estarão sempre junto a você. É importante soltá-los. Os primeiros anos de vida da criança são os mais importantes e os que mais devem ser aproveitados pelos pais. Os filhos não são iguais a nós, eles têm individualidade. Não devemos projetar neles nossas frustrações, nossos desejos não realizados.

Cine UCP – “Viagem ao centro da Terra” foi o filme escolhido para o nosso cine. Com direito a pipoca e refrigerante, nos divertimos bastante com a história do cientista que fica preso em uma caverna no meio de uma expedição. Na tentativa de deixar o local, ele alcança o centro da Terra e lá vive grandes aventuras.

Conte pra gente o que você mais gostou no filme!

Troca de papéis – Os meninos comandaram a reunião de domingo, com aquela ajudinha dos tios. Foi muito legal ver o interesse na condução dos pedidos e agradecimentos de oração. Ponto para eles!

E não se esqueça da Biblioteca do Bob Cristão! Estamos anotando todos os empréstimos dos livros e já sabemos quem está na disputa pelo título de Leitor Campeão.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Metamorfose na Língua!

Precisamos parar e pensar sobre nosso comportamento. Temos agido de acordo com o que o mundo nos ensina ou de acordo com a Bíblia? Nós queremos que Deus nos ajude a mudar nossa maneira de pensar e assim nos transformar em nova criatura! Já assumimos juntos este compromisso... E, agora, estamos aprendendo a mudar o nosso falar. Aprendemos que as palavras podem ferir, conversamos sobre a fofoca e o mal que algumas coisas causam.

Admitimos, por exemplo, que algumas vezes é difícil falarmos a verdade. Mesmo que pareça que a mentira pode nos ajudar de alguma forma, acabamos mentindo apesar de saber que é errado.
Mentir é pecado. Geralmente, temos 4 razões que nos fazem mentir, mas todas trazem consequências.
1. Livra-nos de problemas. (Descobrimos que ela acaba causando mais problemas.)

2. Livra-nos de ficarmos envergonhados. (Descobrimos que acaba causando mais vergonha.)

3. Podemos impressionar os outros. (Cedo ou tarde é descoberta e nos sentimos desprezíveis.)

4. Falar a verdade é difícil. (Mentir torna as coisas mais difíceis ainda.)

Quando entendemos que mentir é pecado, transformamos nosso falar de acordo com o que Deus ensiana através da Bíblia. Nosso falar tem que ser verdadeiro!!

Versículo bíblico: O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.” Prov. 12:22

Durante a semana, leia Salmo 19, Levítico 19:11, Salmo 52. Continue decorando Romanos 12:2 e converse com sua família a respeito da mentira. Aqui vão algumas perguntas que podem ajudar nesta conversa:

Das quatro razões que normalmente nos levam a mentir, qual delas você acha que é a mais usada pelas pessoas?
  • Fale sobre alguma mentira que já contou e quais foram as conseqüências.
  • Por que as vezes é mais fácil contar uma mentira do que falar a verdade?
  • Quando mentimos a respeito das coisas que temos, qual o sentimento que está por trás?
  • Você diz para sua mãe que fez a lição de casa e não fez. Qual o porquê dessa mentira?
  • Você diz a seus amigos que irá passar as férias na Disney quando já sabe que não irá. Qual o porquê atrás dessa mentira?
  • Você quebrou o vaso da sala brincando com a bola. Sua mãe lhe pergunta se foi você e você diz que não. Qual o porquê atrás dessa mentira?

Terminem a conversa com uma oração, pedindo que Deus transforme seu falar, pois só Ele pode nos dar força para não pecarmos, e assumirmos nossos erros.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Três em um!

Domingo é dia de UCP em dose tripla! Isso mesmo: serão três atividades super gostosas e ninguém vai perder, né? Então, preste bem atenção em cada detalhe das programações:

* II Xá Comigo, 17h Os pais e responsáveis estão convidadíssimos para o nosso segundo bate-papo. Quem foi no primeiro já sabe como é importante compartilhar experiências e aprender com os erros e acertos de cada um.

* Cine UCP, 17h - Enquanto rola o Xá Comigo, vamos assistir a um filme super bacana, cuidadosamente escolhido para nós!


* Troca de papéis, 19h
Os meninos estarão no comando da reunião. Leve também papéis e acessórios coloridos para montarmos nossa Caixa Missionária!

As atividades de junho não param por aí. O mês está apenas começando. Já estão abertas as inscrições para o Acampadentro*, de 26 a 28/6. Será um fim de semana inteirinho na casa dos tios mais legais do mundo! (*Lembramos que esta programação é somente para sócios da UCP).

Fique ligado para não perder nadinha!