quarta-feira, 24 de junho de 2009

O “arraiá” do povo de Deus

Hoje vamos falar sobre o melhor “arraiá” que já existiu. Na verdade, a palavra correta é arraial, que significa: povoado transitório de trabalhadores, pequena aldeia, lugarejo.

Em nosso país, as festas juninas são uma tradição com forte apelo regional e já fazem parte da nossa cultura. Aqui na UCP, temos realizado nesse período a “Festa na Roça”, uma adaptação cheia de brincadeiras, enfeites, comidinhas típicas deliciosas e até o famoso Touro Mecânico.

Mas o arraial do qual vamos falar não tem nada a ver com a Festa na Roça: é muito mais antigo e significativo. No Velho Testamento, o povo de Deus passou muito tempo vivendo num arraial, assentamento usado ao longo do êxodo. Nos livros do Pentateuco, vemos a constante presença de Deus junto ao Seu povo, conforme lemos em Êxodo 13.21-22:

"E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.
PINTE ESTE DESENHO DAS COLUNAS DE NUVEM E DE FOGO: BASTA CLICAR E IMPRIMIR!

E ainda, em Números 10.34, lemos:

"E a nuvem do Senhor ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial".

Hoje imaginamos o arraial do povo de Deus como sendo nossas igrejas, local que reúne pessoas que professam a mesma fé no único e verdadeiro Senhor. É ainda mais interessante perceber que Deus continua no meio do Seu povo, no seu arraial, e se estende para fora dele, através de Sua proteção na nossa caminhada diária. Exatamente como Ele fazia no êxodo!!

Da próxima vez que você se deparar com uma festa junina num arraial matuto, lembre do verdadeiro arraial do qual faz parte e da festa celestial que acontece toda vez que alguém se junta a esse arraial!

Adaptação do texto de Enos Moura Filho (1ª IP Guarulhos)

Um comentário:

  1. Puxa!...
    Eu nunca mais vou olhar para um "arraiá" do mesmo jeito, sabia?
    Que DELÍCIA ser lembrada que faço parte do arraial mais lindo e mais alegre do MUNDO!!!! :)

    ResponderExcluir