terça-feira, 17 de maio de 2011

CURIOSIDADE: O que é!




Primeiro vamos brincar de Trava Língua?
Repita rapidamente:
Não confunda ornitorrinco
Com otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco é ornitorrinco,
Ornitologista, é ornitologista,
E otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
Mas o que é ornitorrinco, otorrinolaringologista e ornitologista?
O ornitorrinco é o mamífero menos parecido com um mamífero que existe. Provavelmente, é também o bicho mais esquisito. Dizem que a existência desse animal confuso é a prova de que Deus tem senso de humor! Veja por que: o ornitorrinco vive na água, tem um bico parecido com o do pato, bota ovos, é mamífero e ainda por cima, venenoso!
Para se locomover na água, os ornitorrincos possuem quatro grandes patas que funcionam como nadadeiras: entre os dedos do bicho existem membranas que empurram a água. O seu rabo é longo e achatado como de um peixe.
Os ornitorrincos vivem principalmente na Austrália e na Tasmânia, onde moram em lagos e pequenos rios. Nessas encostas eles fazem suas tocas, onde os filhotes ficam protegidos. Por ser um animal tipicamente australiano, o ornitorrinco também foi escolhido para representar um dos três mascotes nas Olimpíadas de Sydney em 2000.
E Otorrinolaringologia?
Também conhecido como otorrino, é o profissional da medicina especializado no estudo, prevenção, manutenção e tratamento de doenças relacionadas ao ouvido, nariz, seios da face e garganta, seja através de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.
E Ornitologia?
Ornitologia é o ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves a partir de sua distribuição na superfície do globo, das condições e peculiaridades de seu meio, costumes e modo de vida, de sua organização e dos caracteres que as distinguem umas das outras, para classificá-las em espécies, gêneros e famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário